12 Sep O futuro chegou
As mudanças e avanços tecnológicos se impõem cada vez mais ao nosso dia-a-dia. Será que estamos prontos?
Quando criança, eu assistia a um desenho animado da Hanna Barbera chamado Os Jetsons. Era um desenho engraçado que apresentada o dia-a-dia de uma família que vivia no futuro. Eles tinham carros voadores, esteira automáticas para não precisa caminha mesmo dentro de casa, eles podiam fazer videochamadas, ler as notícias online etc.
A vida parecia ser bem mais fácil para a família Jetsons, porque eles tinham tanta tecnologia que podiam simplesmente evitar fazer o que não queriam, como limpar a casa, passar roupa, entre outras tarefas.
Tirando os carros voadores e algumas coisinhas, atualmente temos à nossa disposição quase tudo que os Jetsons tinham ou talvez mais. Entretanto, aparentemente, a vida não é mais fácil. Na verdade, ela se tornou ainda mais difícil. Parece que gastamos tempo demais trabalhando e, em vez de usar a tecnologia a nosso favor, acabamos por nos tornar escravos dela. Isso soa muito estranho, mas é uma triste verdade do mundo moderno.
Antes, sem computadores e tecnologia, era mais demorado terminar uma certa tarefa. Então, inventamos o computador e, em vez de terminar a tal tarefa mais rapidamente e dedicar o tempo poupado a nós mesmos e às pessoas que amamos, simplesmente decidimos fazer mais e mais atividades. E o triste resultado disso é: quanto mais temos tecnologia disponível, mais tarefas assumimos. Nós simplesmente continuamos a fazer mais e mais e a desfrutar cada vez menos.
Há os apocalípticos que culpam a tecnologia por isso e dizem que essa situação será cada vez pior, conforme o desenvolvimento tecnológico for acontecendo. Eu não acredito nisso. Acredito que, de fato, nossas vidas estão em nossas mãos e podemos fazer com ela o que bem entendermos. É nossa responsabilidade! Nós é que decidimos o que fazer com nosso tempo. Há momentos em que é melhor dizer “não” para o chefe, e talvez renunciar a uma promoção, se essa decisão nos der em troca um tempo extra precioso com a família e os amigos.
A tecnologia veio para ficar. Isto dito, vamos usá-la a nosso favor e jamais contra nós mesmos. Pode soar complicado, mas é um princípio simples. Quando aparecer sua próxima notificação no celular, antes de verificar seu dispositivo, pergunte a si mesmo: “Estou me favorecendo ao máximo da tecnologia que tenho disponível ou ela está roubando meu tempo com meus queridos?”.
O futuro chegou. Podemos nos assustar com ele ou desfrutar a jornada pelos próximos anos, que serão incríveis!
Por Rebecca Lacerda, sócia da 2LUCK
No Comments